Controle emocional é a nossa habilidade de lidar com nossos sentimentos diante das situações de tensão ou inesperadas. Reconhecer o que sentimos diante das situações que já se passaram, serve de parâmetro para começar a repensar em como agir nas próximas.
Afinal, o que aconteceu no nosso passado serve para nos ensinar, não é mesmo?
Reconhecer o que você sente é fundamental para aprender a ter controle sobre ele. Você sabe reconhecer seus sentimentos? Por exemplo: o que normalmente desencadeia sua raiva? Você consegue controlar sua impulsividade? Esses são exemplos simples do dia a dia que muitas pessoas não tem controle. Então vamos aprender a controlá-los?
Aprender a ter controle emocional requer dedicação a você e seus sentimentos. Aceitar que alguns imprevistos acontecem e que eles não serão "carregados" durante todo o seu dia, é uma escolha e apenas sua escolha. Entender que você é um ser humano e que pode sentir é crucial para seu autodesenvolvimento e autocontrole. Então entenda que continuará sentindo e que imprevistos irão continuar acontecendo porém poderá melhorar como reagir diante dessas situações, ok?
Gerencie melhor suas emoções nesses passos.
Afinal de contas, é você que controla sua mente e não o contrário!
Vamos lá!!
Passo 1- Autoconhecimento
Apenas você sabe o que te faz perder o controle e o que desencadeia suas emoções positivas e negativas. Aprender com as situações passadas podem trazer alguns ensinamentos. Repensar essas situações e pensar como pode agir caso ela se repita, vai te trazer grandes conhecimentos sobre si. E um repertório pronto em mente, caso aconteça uma situação similar. Então, volte em algumas situaçoes que você poderia ter agido melhor e as refaça em sua mente. Crie, imagine e pense como poderia ter se comportado, falado ou agido.
Passo 2- Controle seu impulso
Sabemos que algumas circunstâncias fazem a gente perder o controle e agir por impulso. Porém você pode controlar o impulso se imediatamente que acontece algo você se retira do local sem falar nada. Por exemplo: vá ao banheiro, saia de perto da situação estressora e se acalme. Se afastando da situação por alguns minutinhos você ganha tempo para se "reorganizar" emocionalmente e evita falar de forma impulsiva. É algo que vai evitar te trazer arrependimentos posteriores.
Passo 3- Respire fundo
Diante de situações inesperadas nosso coração dispara e com isso nossa respiração desregula. Então procure fazer respirações longas e profundas para seu corpo voltar aos poucos a normalidade. Faça quantas respirações achar necessário até que se sinta confortável para voltar a situação e resolver o que precisa.
Passo 4 - Procure pensar:
"Qual a melhor decisão que posso tomar agora?"
A partir deste questionamento, pense em 2 ou 3 decisões que pode tomar. Pense com calma, levante os prós e contras. Se puder, ligue para um amigo, peça um conselho. Mas tome a decisão por você. Um amigo pode trazer a luz no fim do túnel mas a escolha do melhor a fazer tem que ser sua.
Lembre-se: se conhecer é o melhor caminho.
"Não sou o que aconteceu comigo, eu sou o que escolho me tornar." Carl Jung
Até o próximo texto!! :)
Comments