top of page

Se permita sentir

Foto do escritor: Priscila RuedaPriscila Rueda



Precisamos (re)aprender a sentir. Afinal somos seres humanos, sentimentos fazem parte do nosso dia a dia. Desde criança fomos ensinados a "engolir" o choro, tirar a cara triste, pronto passou...

Mas, e agora adultos? Como fazemos para nos permitir sentir se fomos ensinados a "parar de sentir"?


Vamos lá!

Simplismente se permitindo! Fácil não é mas é simples.

Comece percebendo e nomeando seus sentimentos. Consegue perceber a diferença entre estar com raiva x triste x cansado x vontade de chorar?


A raiva - assim como todos os outros é um sentimento normal que todos sentimos. Existem situações que nos deixam com raiva e podemos senti-la SIM! Mas a pergunta que faço é: Você vai passar o resto do dia sentindo raiva? Espero que sua resposta seja NÃO.

Tá bom, aconteceu algo que te trouxe esse sentimento, mas será que vale a pensa você "sacrificar" seu dia e as pessoas a sua volta por algo que aconteceu? Sinta a raiva mas depois de assimilar o motivo, escolha mudar esse sentimento. Como fazer isso? Eu por exemplo assisto pequenos videos de comédia no Youtube. Isso muda totalmente a minha energia. Pronto!

Senti, aceitei, pensei o porque do sentimento e escolhi não sentir mais. Viu? Fácil!


Tristeza - quem disse que não podemos ficar tristes? Podemos sim, a tristeza pode nos trazer grandes ensinamentos se estivermos abertos para isso. O que te deixou triste? O que faz você ficar triste? Sinta sua tristeza por um tempo, se recolha se for preciso, desligue o telefone se quiser. Faça suas reflexões sobre esse sentimento. Porém lute para que ela não tome conta de seus dias e semanas. Como mudar? Fazer atividade física, vai dar uma caminhada na rua, passear com o pet, ligar um amigo divertido, pode assistir video engraçado também.


Cansaço físico e mental - para esses conheco apenas uma coisa: DESCANSO!

Temos tantas coisas para fazer no dia a dia que o cansaço físico e mental são inevitáveis. Uma rotina pode te ajudar a diminuir a carga que sente, pedir ajuda para as pessoas, ter horário de trabalho com início e fim e o mais importante: HORÁRIO DE LAZER/DESCANSO. Acabou o horário de trabalho, se desligue. Vai cuidar de você! Fazer um bom jantar, tomar um vinho, ler um livro, dar atenção aos filhos, asssitir um filme interessante, curtir a companhia do parceiro(a), distraia sua mente. E durma! Durma bastante, coloque seu sono em dia. Aprenda a reconhecer seu limite.


Choro - Fomos ensinados quando crianças a "engolir o choro". E hoje alguns sentem a dificuldade de chorar. Eu afirmo: o choro é libertador! Podemos e devemos chorar! O choro traz alívio, descarga, relaxamento. Se permita chorar quando sentir vontade. Não importa se vão ver, se vão falar. Se permita sentir essa dor que está trazendo o choro e chore. Descarregue, coloque para fora o que te incomoda. A partir de hoje se permita chorar. Se permita aliviar.


Esses pontos são importantes e vão trazer um autoconhecimento incrível para você, se você colocar em prática. Pense mais em você e menos nos outros. Seja sempre sua prioridade.


"Quem conhece os outros é sábio; quem conhece a si memso é iluminado." Lao-Tsé

Até o próximo texto!:)

 
 
 

Comments


Atendimento Online e Presencial em Águas Claras - Brasília-DF

Elemento Criativo

Permita-se cuidar de você com a Hipnoterapia.
Agende sua consulta agora mesmo via WhatsApp (61) 981904040

bottom of page